Como começar uma rotina saudável hoje mesmo?
267
post-template-default,single,single-post,postid-267,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Como começar uma rotina saudável hoje mesmo?

mudancas-na-rotina-alimentar

Como começar uma rotina saudável hoje mesmo?

Começar uma rotina saudável parece ser um desafio impossível de ser superado. Trabalhar, estudar e cuidar das responsabilidades diárias exige tempo e energia e esse cenário abre portas para uma rotina conveniente e que exige o mínimo de esforço.

Sabemos disso, afinal tudo aquilo que se apresenta como solução está bem diante de nosso nariz a qualquer momento, em qualquer lugar.

Entretanto, todas essas soluções momentâneas trazem consequências para o nosso corpo e para nossa mente, e que para serem superadas em longo prazo exigirão mais esforços do que começar uma vida saudável hoje!

Então vamos para algumas dicas:

 

Tome café da manhã

Você é uma daquelas pessoas que pula essa etapa do dia? Além de trazer benefícios para a memória, o café da manhã inicia as atividades do intestino, evitando doenças nessa área do corpo.

E o que você come no café da manhã? Faço essa pergunta, porque é muito comum beber ou comer alimentos industrializados, aqueles que compramos prontos no supermercado, na padaria ou na vendinha da esquina. Mas, essa praticidade tem alguns fatores que devemos considerar: Primeiro que geralmente esses são alimentos com pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e vitaminas, e segundo que a quantidade de sódio e conservantes é alta.

Prefira sempre sucos naturais, frutas, queijos frescos e pães integrais. O seu corpo agradece.

Estar satisfeito é diferente de estar bem alimentado

Durante todo o dia, salgadinhos e bolachas – ou biscoitos, como preferir – são usados para saciar a fome, enquanto se desloca entre uma responsabilidade e outra.

Na hora do almoço, esquentar aquela comida pronta e acondicionada em embalagens com imagens e escritas atraentes por alguns minutos é uma praticidade sem igual. Para acompanhar, alguns copos de suco de caixinha ou refrigerante.

Tudo isso parece ser perfeito, e nem suja a louça, mas não se engane! Essa sensação de “barriga cheia” não garante que você esteja comendo todos os nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa para realizar as funções fisiológicas da melhor forma.

Esse hábito, além de diminuir nossa energia, mexe com a nossa qualidade de sono e nosso humor, e dificulta ainda mais nossa rotina diária.

Mesmo assim é possível ter uma rotina saudável?

Respondemos com convicção: sim, é possível! Mas como?

Primeiro, procure perto da sua casa ou trabalho, uma feira, quitanda, supermercado ou qualquer outro estabelecimento que ofereça no seu mix de produtos algumas frutas da época e alguns produtos frescos.

Diante disso, que tal acordar alguns minutos mais cedo, após uma noite de sono tranquila e fazer um suco de fruta e um sanduíche natural?

Se não quer ter o trabalho com as frutas, experimente aquelas polpas naturais congeladas. É claro que elas não são tão saborosas quanto as frescas e perde-se alguns nutrientes, mas já é um começo em sua mudança de hábitos.

Durante o dia, consumir alimentos recomendados por profissionais da saúde em intervalos regulares faz com que seu organismo trabalhe moderadamente e a todo o momento, evitando picos e sobrecargas, bem como reservas, e também aproveitando melhor os nutrientes.

Na hora do almoço, prefira alimentos frescos e com baixo teor de sódio. Caso você não tenha tempo para preparar, feche uma parceria com uma empresa que te forneça comida saudável e balanceada. Existem opções nas quais você não precisa nem descongelar, o alimento já chega quentinho, pronto para o consumo.

No jantar ou em algum lanche durante a noite prefira alimentos leves para que seu corpo e organismo relaxem e repousem com qualidade para que você aguente com muita saúde, vigor e coragem os desafios do dia seguinte.

Outra dica importante é evitar os sucos industrializados. Eles são tão prejudiciais quanto os refrigerantes. Beba muita água natural durante o dia e mantenha o corpo sempre hidratado e o organismo limpo.

Para finalizar, procure um profissional de nutrição para te acompanhar nessa mudança de hábitos. Tenha um importante aliado nessa nova fase da vida.

Tem alguma dúvida sobre hábitos saudáveis? Conte pra gente aqui nos comentários.

No Comments

Post A Comment