Detoxificação (ou detox): O que é e como melhorar seus resultados?
856
post-template-default,single,single-post,postid-856,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Detoxificação: O que é e como melhorar seus resultados?

Detoxificação: O que é e como melhorar seus resultados?

Ter uma rotina saudável é um desafio a ser superado todos os dias, e as vezes precisamos de uma detoxificação.

É claro que trabalhar, estudar e cuidar das responsabilidades diárias exige tempo e energia, e esse cenário atrai todas as possibilidades possíveis para algo conveniente e que exija o mínimo de esforço, nos levando a autossabotagem.

(-) Veja também: Como manter à risca uma alimentação saudável (mesmo sem tempo)

Aliás, parece que tudo aquilo que se apresenta como solução está bem diante de nosso nariz a qualquer momento, em qualquer lugar.

Não vamos negar que a alimentação atual da população baseia-se em produtos industrializados e é desequilibrada em nutrientes.

Mesmo quando contem produtos vegetais, ainda assim pode estar desfalcada de ativos antioxidantes essenciais por conta do uso de agrotóxicos nas plantações.

Como isso afeta o nosso corpo?

Tudo isso traz consequências severas para nosso corpo e para nossa mente sem que paremos para fazer uma análise crítica de como somos afetados. Quer ver?

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), em 2009 o Brasil consumiu cerca de US$ 6,8 bilhões de agrotóxicos, estando classificado entre os primeiros países consumidores.

As culturas mais contaminadas são de alimentos como morango, tomate, cenoura e alface.

Por outro lado, pesquisas demonstram que plantações orgânicas têm quantidades significativas de vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, e menos nitrato em comparação com as plantações convencionais, que apresentam diminuição dos níveis de minerais e aumento de metais pesados.

De lá para cá a realidade não mudou. E você talvez não tenha alterado seu hábito e tampouco buscado produtos orgânicos.

A dieta “detox”

É cada vez mais comum encontrar em supermercados, shoppings e outros tantos locais algumas opções “detox”.

Começa aí a chance de você promover a detoxificação na sua vida, e o melhor é que muitas coisas podem ser feitas em sua própria casa ou em outros ambientes onde você se sinta a vontade.

Ah, e nem sempre você vai se detoxificar a partir de produtos, como podemos ver a seguir.

Mas o que é a detoxificação?

Detoxificar é qualquer processo biológico que busque a eliminação de substancias tóxicas ou biologicamente ativa dos fluidos corporais, ou seja, promover a limpeza do organismo.

A ideia de detoxificação e de limpeza do organismo é bastante antiga entre os povos, pois muitos acreditavam que era desse modo que se dava a purificação da alma.

Em essência, a água é o veículo mais utilizado, seja em dietas, saunas ou tratamentos com hidroterapia.

A Dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso. Ela ajuda a retirar toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas.

(-) Veja também: Dietas da Moda vs. Alimentação Saudável: A Luta do Século

São consideradas substâncias tóxicas para o nosso organismo toda a substância que leva ao envelhecimento e morte precoce de nossas células, levando a inúmeras doenças.

O corpo mostra sinais e sintomas quando precisa de uma limpeza:

  • Perda de apetite
  • Gosto metálico na boca
  • Falta de energia
  • Dores de cabeça
  • TPM
  • Estresse emocional
  • Queixas digestórias
  • Baixa tolerância a alimentos gordurosos
  • Sonolência após alimentação
  • Constipação
  • Problemas Cutâneos

 

Dicas da nutricionista

Para melhorar esse quadro, de acordo com a nutricionista Vivian Zilio, o princípio é reduzir o contato da maior parte das toxinas ambientais e alimentares. Elas são encontradas em alimentos alergênicos, vísceras, gordura hidrogenada, frituras, doces/açúcar, laticínios, glúten, carnes vermelhas, farinhas refinadas, industrializados, café, bebidas alcoólicas e cigarro.

Deve-se ainda incluir na alimentação: nutrientes e alimentos detoxificantes:

  • Arroz integral
  • Verduras e legumes orgânicos
  • Ervas e condimentos
  • Água tratada
  • Frutas e raízes

Com a nutrição adequada é possível melhorar o processo de detoxificação prevenindo dessa forma as doenças crônicas.

E se você tem o hábito de comer fora, uma alimentação saudável pode ser o começo de uma vida detoxificada.

Quer saber algumas receitas detox? Comenta aqui pra gente saber!

No Comments

Post A Comment