
10 maio Três erros que farão você desistir de começar uma rotina saudável
Todo começo é desafiador, sobretudo quando a mudança foi motivada a partir de uma necessidade e não por um interesse. Logo, começar uma rotina saudável pode conter erros fundamentais que farão aquelas pessoas acostumadas às praticidades a desistir do projeto.
Por isso, começar uma vida balanceada exige mais do que disciplina. Requer atenção e paciência, para que a introdução do novo estilo seja feito de forma gradativa e natural.
É normal o corpo reagir nos primeiros dias, afinal ele está condicionado a receber uma carga alta de determinadas substâncias, que nem sempre são as ideais. Funciona como uma crise de abstinência na qual uma mudança repentina pode te levar ao desequilíbrio e te deixar com vontade de desistir! O nosso corpo sempre vai buscar um padrão, então leva tempo para se acostumar.
Mas nessa busca de uma rotina balanceada, muitas pessoas acabam cometendo pequenos erros que acabam com a motivação. Escolhemos três deles:
Ficar sem comer por muitas horas
Quem nunca ouviu a frase “emagreci fechando a boca”, em suas diversas variações? “Para emagrecer, basta fechar a boca” é uma das principais recomendações por pessoas sem qualquer instrução e autoridade para te orientar.
Não é bem assim. Especialistas e profissionais da saúde defendem que ficar horas sem comer torna o metabolismo mais lento, ou seja, dificulta ainda mais o processo de perda de peso.
Além disso, ao comer após muitas horas em jejum, a pessoa tende a comer em maior quantidade, desperdiçando nutrientes e acumulando reservas que, diferentemente de um propósito de emagrecer, podem levar a pessoa a engordar.
E, claro, não vendo resultados e passando fome, qualquer um desistiria.
Cortar gorduras na alimentação
Desde crianças aprendemos que a gordura é uma vilã que luta contra nossa saúde. Na verdade, quem segue uma dieta restrita em gorduras tende a ficar mais irritada e insaciável.
A questão é que não podemos radicalizar e cortar toda nossa fonte. Mas calma, não estamos falando de qualquer gordura…
Para evitar esse erro sem deixar de estar em dia com uma rotina saudável é preciso agregar à refeição uma porção de vegetais cozidos no vapor com um pouco de azeite de oliva ou amêndoas picadas, por exemplo. Além de ser uma solução assertiva é bastante saborosa.
Gorduras contidas em alimentos naturais podem auxiliar no combate contra doenças cardíacas e arteriais. Fica a dica!
Acabar com o consumo de carboidratos
Assim como o tópico anterior, indicamos que não radicalize e tire de vez algo apontado como vilão de sua vida.
“Tire o ‘carbo’” é uma sentença proferida por muita gente. Sentença um tanto equivocada.
Qualquer pessoa que radicaliza e elimina por completo parte de uma cadeia alimentar acaba descontando em outro tipo de alimento, como por exemplo, o açúcar. O resultado disso é um desequilíbrio que te leva a outros desafios, fazendo com que se crie uma sensação de que a mudança de rotina não valeu a pena quando, na verdade, é o melhor caminho para o corpo e para a mente.
E você? Já passou por algo parecido? Conta pra gente aqui nos comentários.
No Comments